Imagem capa - TENDÊNCIA PARA A FOTOGRAFIA DE CASAMENTOS EM 2020 E 2021 por André Gustavo Alves Nunes
Casamento

TENDÊNCIA PARA A FOTOGRAFIA DE CASAMENTOS EM 2020 E 2021

A pandemia nos obrigou a mudar muita coisa em nossas vidas. Não poderia ser diferente com os casamentos. Em 2020 e 2021 vamos partir para eventos bem menores. A tendência será de casamentos mais intimistas:  Mini Weddings (para até 100 convidados/as), Micro Weddings (para até 20 convidados/as) e Elopement Weddings (somente para o casal e/ou pessoas muito próximas) e Destination Weddings (os noivos se deslocam da sua cidade para outra cidade, ou até outro país). Independente da escolha do casal, qualquer uma dessas opções vai proporcionar uma experiência única e exclusiva para todos.


O foco das cerimônias estará mais voltada à conexão afetiva do casal com cada uma das pessoas presentes! Pessoas realmente significativas para os noivos, que façam parte de sua vida, de sua história. Essa intimidade na relação do casal com convidados/as vai propiciar aos nubentes uma experiência muito mais profunda durante a realização dos novos casamentos. E esta é a matéria prima de uma boa fotografia documental de casamento!


O desejo de eventos mais intimistas tem muito a ver com novos valores surgidos a partir do atual isolamento. O que realmente é importante para você hoje? E o que é realmente importante em um casamento daqui para a frente? Torna-se possível arriscar dizer que são as conexões afetivas, esses fios da memória tecidos ao longo da vida, que nos fazem lembrar de onde viemos e para onde pretendemos ir. Para um fotógrafo documental, é importante ter clareza dessas perguntas para conseguir, durante os casamentos, respondê-las com as suas fotografias. 


Há ainda uma razão que acabou virando necessidade no cenário atual: evitar aglomerações. Estar em lugares com pouca gente e, preferencialmente, ao ar livre.


Além disso, uma outra razão importante para se pensar em casamentos menores é a econômica. Embora casamentos menores não sejam necessariamente mais baratos, o número menor de convidados tende a fazer o orçamento cair bastante também. Menos convidados permitem ousar mais e investir na sofisticação!


Enfim, o ritual de um casamento intimista pode ter muito mais significado, conexão e emoção do que o de grandes casamentos. O mais importante você já tem, as pessoas que você ama! O local é uma escolha super importante, pois vai trazer todo um clima para o casamento e criar um clima especial para as fotos. Mas quanto menor o evento, mais cuidado você deve tomar com a escolha das equipes que vão lhe ajudar na concepção e execução do seu casamento. Como fotógrafo, com 10 anos de experiência na Fotografia de Casamento, observei que existem algumas coisas que não podem faltar: uma boa Assessoria,  uma boa Decoração, mesmo que simples, uma boa música e uma boa Gastronomia, especialmente, uma boa documentação com Fotografia e Vídeo, pois sem boas imagens você não vai ter o poder de verdadeiramente voltar no tempo e rever o seu casamento e toda a emoção que ele te propiciou.


Quer conversar sobre a fotografia do seu casamento? Me manda uma mensagem, será um prazer falar com você!

-----

Apresento aqui, como exemplo dessa tendência atual, um casamento que aconteceu em junho de 2018. Perceba como uma boa imagem - fixa ou em movimento - tem o poder de narrar, de contar histórias, de fazer pensar e sentir.


Casamento do Karla e Marcelo - Alto Forno Grande - Castelo, ES

Junho de 2018


O avô e a avó de @karlavcasagrande vieram da Itália e escolheram esse cantinho, lá perto do céu, no Alto do Forno Grande para construir sua casa e o lar onde criaram a sua família. Toda uma história foi construída e constituída neste lugar! Foi este o local que Karla escolheu para fazer o seu casamento civil com Marcelo. Muitos da família acharam que ela tinha ficado maluca, rss, neste local só se chega de carro tracionado, fica a 1.600 m de altitude, no meio do nada. Mas esse nada para ela é TUDO! As lembranças da sua infância, da sua família, dos seus maiores afetos permanecem vivos neste lugar. E foi com esta força ancestral que ela superou todos os obstáculos e fez a sua família voltar para onde tudo começou. O que vivemos neste lugar, a emoção e deste casamento e desses encontros é inexplicável!
#missaoparaiso #polenta #vendanovadoimigrante


Veja a história do casamento em um vídeo do meu brother Joel Miranda: 

https://youtu.be/bswuRC3DJg0

Fotografia: André Alves e Ademir Ribeiro
Vídeo: @joelmirandafilms
Cerimonialista: @paola_assessoria_cerimonial