Imagem capa - Fotografia Documental de Família por André Gustavo Alves Nunes
Fotografia Documental de Família

Fotografia Documental de Família

A fotografia documental tem como principal objetivo registrar a realidade. A nossa referencia de fotografia de família normalmente é de uma fotografia posada, quase artificial. Mas muitas pessoas curtem mais uma fotografia espontânea, verdadeira, sem pose, e é exatamente isso que chamamos de fotografia documental. O fotógrafo deve registrar o que realmente está acontecendo com o mínimo de interferência.

A Fotografia Documental de Família tem muito em comum com a minha fotografia de casamento. Nas duas o meu objetivo é contar histórias através de uma fotografia documental e de narrativas visuais. A linguagem e o conhecimento que desenvolvi como fotógrafo de casamento vai ter continuidade na Fotografia Documental de Família.

Vou mostrar aqui o exemplo de Michelle e Marcelo. Fotografei o casamento deles em 2011, em 2014 fotografei a gestação e o primeiro ano de Julia e em 2017 fotografei a gestação e o primeiro ano de Pedro.




O fotógrafo documental tem que ter a capacidade de passar algumas horas, ou até alguns dias com a família e registrar o seu cotidiano, ele está ali como uma testemunha, um observador, um antropólogo visual.  A ideia é captar a identidade da família, aquilo que é único em cada pessoa e em cada núcleo familiar. Essas cenas do dia a dia, desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir são repletos de pequenos rituais cheios de significados e amor que através de uma boa fotografia vão se transformar em belas recordações. E mais que isso: muitas vezes as fotografias funcionam como detonadoras da memória, nos permitem lembrar de fatos que, sem elas, com o tempo se apagariam de nossa memória.

Para que o trabalho funcione, é importante que o fotógrafo e a família a ser retratada passem um tempo juntos. Esse tempo pode variar de algumas horas, um dia a até mesmo vários dias, exigindo um grau de intimidade e interação entre as partes para alcançar um bom resultado.

A Fotografia Documental de Família é uma forma bastante contemporânea de criar memórias visuais que as pessoas terão vontade de rever no futuro. Colocadas em sequencias, elas contam uma história, não são apenas imagens isoladas, mas sim um retrato do cotidiano das pessoas retratadas em imagens que se tornarão lembranças inesquecíveis.

Faça um ensaio documental da sua família! Manda uma mensagem para mim e vamos agendar. No futuro seus filhos e netos vão agradecer!