20/03/2024 às 20:22 Casamento

Casamento Pomerano

7
2min de leitura

Uma característica marcante dos casamentos tradicionais pomeranos é a solidariedade: o casamento é realizado em forma de multirão e a comunidade ajuda do início ao final, desde a construção da área física até na cozinha.

A organização, competência e disciplina deles é impressionante! Haviam 3.000 convidados no casamento de Helga e Alexandre, que aconteceu em outubro de 2015, e tudo funcionou perfeitamente bem.

O casamento tradicional pomerano dura 03 dias. Começa na sexta-feira com a fincada de um mastro pelo noivo de manhã e a cerimônia do quebra-louças a noite e acaba no domingo de manhã, com a derrubada do mastro.

Durante a cerimônia do quebra-louças duas senhoras da comunidade fazem um discurso em pomerano enquanto elas e todos os parentes e amigos presentes quebram loucas no chão, ao redor do casal.

É um momento repleto de simbolismo e aconselhamentos para o início da vida a dois. As loucas quebradas são depois enterradas pelo casal.

Os jovens trabalham como copeiros, ajudam na parte operacional da festa e durante a cerimônia do quebra louças fazem muito barulho! As crianças também participam dessa cerimônia.

Antes dos noivos recolherem as loucas quebradas os convidados dançam sobre os cacos. "E com este barulho, espantamos todos os espíritos ruins e que na vida de vocês, só boas coisa aconteçam. Desejamos sorte e muitas bênçãos, tantas quantas gotas de chuva caem do céu. Aos noivos e a todos que com eles conviverem."

No sábado, dia seguinte ao quebra-loucas, acontece o casamento religioso. De tradição luterana. E no final da tarde começa a festa, que vai até o sol nascer.

 É interessante observar como os costumes e rituais do casamento pomerano se mantêm vivos da época do feudalismo até os dias atuais, mesmo em meio às mudanças da sociedade moderna. A maneira como a comunidade se une para celebrar o amor e a união de um casal é admirável.

No dia seguinte o noivo tem que derrubar, com um machado, o mastro de mais de 20 metros que foi fincado por ele na sexta-feira. E contar quantas machadadas foram necessárias. Este evento marca o final da festa.

É um casamento repleto de simbolismo, de espírito comunitário e de religiosidade. Representa a essência dessa etnia que faz parte da história e da cultura do Espírito Santo.

Você quer uma fotografia de documental de excelência no seu casamento? Mande uma mensagem para mim e vamos conversas.

Fotografia é Memória!



 

20 Mar 2024

Casamento Pomerano

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento nas montanhas casamento no campo casamento pomerano espirito santo fotografia documental fotografia documental de casamento pomerano santa maria de jetibá

Quem viu também curtiu

22 de Ago de 2017

Fotografia é memória!

29 de Ago de 2017

O que é fundamental na fotografia de casamento?

12 de Jun de 2020

TENDÊNCIA PARA A FOTOGRAFIA DE CASAMENTOS EM 2020 E 2021